FAQs

Bem-vindo à nossa área de Perguntas Frequentes.

Aqui poderá encontrar respostas a algumas das dúvidas mais comuns sobre a nossa atividade enquanto mediador de seguros e sobre as soluções exclusivas que disponibilizamos aos membros da afpop .

Teremos todo o gosto em esclarecer melhor as nossas vantagens e custos, sempre que necessitar de mais informação. Se não encontrar aqui o que procura, consulte abaixo as nossas Perguntas Frequentes ou contacte-nos diretamente.

Geral

Não. A MEDAL é um Mediador de Seguros inscrito e autorizado pela ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, habilitado a operar nos Ramos Vida e Não Vida. A nossa função é aconselhar, intermediar e apresentar as soluções mais adequadas às necessidades dos nossos Clientes, escolhidas entre várias Seguradoras de referência.

Porque beneficiará de mais de 30 anos de experiência e de uma equipa independente, com forte capacidade negocial junto das Seguradoras. Garantimos soluções personalizadas, coberturas adequadas, preços competitivos e apoio contínuo, sempre em cumprimento da legislação portuguesa.

Disponibilizamos todo o tipo de seguros, incluindo uma vasta gama de seguros de Vida e Não Vida, entre os quais: saúde, automóvel, habitação, viagem, responsabilidade civil, acidentes de trabalho e soluções empresariais. Temos ainda produtos específicos para expatriados e pacotes desenhados à medida de famílias e empresas nacionais.

afpop (Association of Foreign Residents and Property Owners in Portugal) é a maior associação do género em Portugal, apoiando milhares de expatriados e residentes (mais informação disponível em www.afpop.com). Desde a sua fundação, em 1996, a MEDAL tem sido um parceiro de confiança da afpop, disponibilizando aos seus membros produtos de seguro exclusivos, condições preferenciais e descontos nos prémios, adaptados às suas necessidades específicas.

Sim. Enquanto parceiro de longa data da afpop, desenvolvemos produtos específicos para os seus Associados (Saúde, Casa, Automóvel e Viagem), com condições vantajosas, descontos nos prémios e coberturas exclusivas que não estão disponíveis no mercado geral.

Não. Os prémios são idênticos aos praticados diretamente pelas Seguradoras. A nossa remuneração provém de comissões pagas pelas mesmas, pelo que o Cliente não suporta qualquer custo adicional.

Ao contrário de contratar diretamente uma Seguradora, um Mediador Independente como a MEDAL oferece aconselhamento imparcial, acesso a várias Seguradoras, negociação especializada e acompanhamento próximo. Dispomos ainda de um Departamento de Sinistros dedicado, que apoia os nossos Clientes em todo o processo de participação, acompanhamento e resolução de sinistros.


Sim. Todos os nossos Colaboradores cumprem os requisitos de formação contínua e certificação exigidos pela ASF, prestando aconselhamento profissional, independente e alinhado com as melhores práticas do setor.

Seguro Automóvel

Qualquer condutor, com carta de condução válida em Portugal, pode conduzir o veículo. As coberturas abrangem qualquer condutor.

Por vezes, é conveniente ter uma declaração assinada pelo tomador do seguro a autorizar o uso do automóvel por aquele condutor.

Em Portugal é obrigatório o seguro de Responsabilidade Civil, mínimo 7.750.000,00€. Caso não tenha seguro válido é sujeito a que o carro seja apreendido e alvo de uma coima.

Não. Apenas é possível segurar veículos com matrícula estrangeira quando o processo de matriculação em Portugal já foi iniciado.

Deverá confirmar na sua Carta Verde quais os países em que tem permissão para circular sem qualquer problema. Deverá confirmar se é necessário pagar algum prémio adicional, para estender as coberturas do seu seguro para o país em questão.

A bonificação pode ser transferida da sua Seguradora anterior, mesmo estrangeira, e beneficiar de um desconto devido ao não ter sinistros no seu historial enquanto condutor.

Caso não haja feridos e só estejam envolvidos dois veículos, deverá preencher a DAAA - Declaração Amigável de Acidente Automóvel(descarregar), com o maior detalhe possível e entregar junto do nosso departamento de Sinistros para avançar com o processo de sinistro.

Em caso de discordância de atribuição de culpa, deverá chamar a polícia para elaborar um relatório do acidente para apresentar junto da companhia de seguros. 

For most accidents, the quickest way to receive your insurance compensation is to complete the accident report form. Once the report has been signed by both drivers, you can leave the scene of the accident.

Seguro Habitação

As importâncias seguradas deve ser calculado assumindo a seguinte base de indenização:

• Valor de Edifício: o custo para reconstruir o objeto seguro com características idênticas ou semelhantes caso sofram danos ou sejam destruídos. Deve-se ter em consideração os m2 da habitação sendo que os valores variam consoante a qualidade dos materiais. Piscinas, anexos, garagens devem também ser incluídos neste valor;

• Conteúdo: o valor de reposição sem qualquer depreciação por uso , estado de conservação ou idade;

• Os objectos de valor e Jóias : o seu verdadeiro valor de mercado à data do sinistro.

Riscos elétricos : garante a perda ou dano a qualquer equipamento eléctrico devido à ação direta de corrente elétrica, nomeadamente sobretensão e sobreintensidade.

Danos Acidentais: cobrindo perda ou dano ao conteúdo segurados resultantes de qualquer causa súbita, fortuita e acidental. (não aplicável para propriedades de aluguer)

Cobertura (All-Risks): perda ou dano dos itens especificados pelo titular da apólice, nesta cobertura você pode incluir suas jóias ou objetos pessoais (câmeras, laptops, telemóveis...). O âmbito de cobertura é 3 níveis de cobertura para escolher, Portugal, Europa ou no mundo.

Se a propriedade é alugada a terceiros, o tomador da apólice deve sempre informar a companhia de seguros, para adequar apólice aos efeitos de responsabilidade que lhe possam ser exigidos.

Em caso de alterações na construção e conteúdos devem sempre informar a seguradora de quaisquer alterações feitas na propriedade ou no conteúdo para manter a sua apólice sempre atualizada e evitar problemas num eventual sinistro.

Seguro de Saúde

Devido a ser um seguro de grupo, totalmente exclusivo, para os membros da afpop a data de renovação é no dia 01/01 de cada ano, sendo que o pagamento é anual. Irá sempre receber uma aviso junto com a carta de renovação para que possa efectuar o pagamento por transferência bancária ou cheque. 

Tratando-se de uma apólice especialmente desenhada para um grupo com necessidades similares e que beneficiam de enormes vantagens face ao mercado o aumento do prémio é reflectido de igual forma, consoante o escalão etário, em todas as pessoas seguras. Neste sentido, é possível garantir que caso tenha um sinistro mais grave a sua apólice não irá ser agravada em iguais proporções porque o rácio de sinistralidade é referente a todo o Grupo, possibilitando assim pequenos aumentos que são comuns a todos os membros da afpop. A nossa experiencia também nos indica que as apólices deverão ser actualizadas todos os anos para evitar grandes aumentos no futuro.

O seu seguro permite-lhe ter duas opções a este nível, neste sentido pode escolher um médico com acordo e pagar o valor convencionado ou visitar um médico sem acordo, sendo que neste caso terá de pagar primeiro e pedir o reembolso com apresentação do recibo. 

Caso pretenda uma consulta ao domicílio deverá contactar a Allianz, através do número da Assistência (+351) 213 108 321 (linha bilíngue), e esta terá um custo de 18,50€.

Tanto para a Opção Light como para a Opção B, existe uma franquia anual de 35€ para as primeiras despesas apresentadas para reembolso. Por exemplo, se as suas primeiras despesas fora da rede Allianz forem de 85€, receberá o seguinte montante: 
85€ – 35€ (franquia anual) * 60% = 30€.

Nas despesas seguintes receberá 60% do valor apresentado.

A data fixada para efeito de pré-existências é a data de início caso seja uma apólice nova. Caso seja uma apólice transferida de outra seguradora a Allianz aceitará, mediante apresentação de comprovativo, a data de início da anterior apólice para efeitos de pré-existência.

A dataconsiderada para efeitos de pré-existentes é extremamente importante, porque todas as condições médicas anteriores a essa data, ou relacionadas, são automaticamente excluídos da sua apólice.

A utilização da rede de prestadores é mais comoda para o cliente não só porque o segurado só terá de desembolsar o montante a seu cargo, sendo a parte a cargo da Allianz paga diretamente pela Allianz ao prestador, mas também porque os preços pagos pela Allianz são mais vantajosos, o que significa que o rácio de sinistralidade será melhor no final do ano.

Isto, aliado ao facto de que, na medida em que existe um acordo com a Allianz, os preços praticados aos nossos Clientes são mais baixos que os preços praticados junto do publico em geral, torna-se particularmente benéfico em termos de rácio de sinistralidade.

As despesas de reembolso devem ser sempre enviadas para a MEDAL, num prazo máximo de 90 (MGEN) ou 180 dias (Allianz), no sentido do nosso departamento de saúde analisar e verificar se falta algum documento que seja necessário para prosseguir com o pedido de reembolso junto da Seguradora.

Com intuito de o ajudar, dispomos de uma lista de procedimentos e um formulário de reembolso que deverá ter em consideração para o envio das mesmas.
O reembolso será efetuado para a sua conta bancária num prazo de 15-20 dias uteis. Quanto ao montante não reembolsado, de todas as despesas apresentadas de cada ano, constará na declaração de despesas de saúde efetuadas nesse ano, que lhe será remetida para efeitos fiscais (IRS) no início de cada ano.

The territorial scope of the policy is Portugal and Spain and as such is only covered outside Portugal in case of sudden illness or accident, not for journeys over 90 days. It is very important to note that there are no excluded countries and if you want, you can extend the period of 90 days and you will have to pay an additional amount.

Seguro de Viagem

Esta apólice anual permite ter cobertura em todo o mundo com excepção ao Afeganistão, Cuba, Republica Democrática do Congo, Irão, Iraque, Libéria, sudão e Siria.

Não existe limite de Idade de entrada nem de permanência na apólice anual para os membros da afpop.

A apólice garante cobertura para viagens até 60 dias. Caso a viagem seja superior a 60 dias não está garantido qualquer cobertura a não ser que tenha existido uma comunicação e respectiva autorização por parte da companhia de seguros.

Não necessário fazer qualquer comunicação das suas viagens. Apenas em caso de sinistro é que será solicitado o comprovativo do bilhete.

Deverá apresentar o seu cartão com o número de apólice e contactar a assistência em viagem da sua companhia para que esta entre em contacto com o Hospital e se possível faça o pagamento directamente ao Hospital.

Em consequência de Doença garantida pela apólice as despesas inferiores a 50€ estão excluídas assim como as despesas não relacionadas com Hospitalização inferiores a 75€ também não estão garantidas.

O caso de repatriamento é sempre efectuado para Portugal. Deverão sempre contactar o serviço de assistência em viagem, disponível 24 horas por dia, de modo a informar a companhia a necessidade deste serviço.

Caso exista algum problema de saúde que esteja relacionado com uma situação clínica pré-existente à data de início da apólice, será automaticamente excluída.

"*" indica campos obrigatórios

Apenas exigido se o Tipo de Cliente for selecionado
Necessário para reuniões presenciais e para encaminhar o seu pedido ao escritório mais próximo da sua atual ou futura residência em Portugal.
Tipos de ficheiro aceites: pdf, jpeg, Tamanho máx. de ficheiro: 5 MB.
Carregue as suas apólices, recibos, CV, etc.

Se já for cliente MEDAL Seguros por favor, aceda à sua Área Cliente e consulte os contactos do seu mediador para apoio personalizado.

Agora, já pode encontrar-nos ainda mais perto...

Novo Escritório

em Lagos (Algarve)!

Quase 30 anos de confiança, experiência e serviço personalizado agora também em Lagos. Visite-nos!